VISITAS

quinta-feira, 31 de março de 2011

Jogos para o fim de semana

Sub 19
Torneio inter-associações
Sábado, 2 Abril  - 17 horas-Pavilhão da Carreira
B.C.Lis - Olivais Coimbra

Sub 14
Torneio inter-associações
Domingo, 3 Abril - 16 horas-Pavilhão do GRIB - Santa Maria da Feira
Brandoense - B.C.Lis

Sub 13 masculino
Torneio do futuro
Domingo, 3 Abril - 16 horas - Pavilhão dos Pimpões - Caldas da Raínha
Os Pimpões - B.C.Lis

Estágio da selecção distrital




Foi seleccionada para o estágio da selecção distrital de Leiria, com vista à participação na festa do basquetebol juvenil, a atleta Daniela Oliveira do escalão Sub 14.


                                                       

quarta-feira, 30 de março de 2011

Selecção distrital Sub 16 - Festa do Basquetebol juvenil 2011

Foram seleccionadas para o estágio da  selecção distrital de Leiria, para preparação da festa do  basquetebol juvenil 2011, as seguintes atletas do escalão Sub 16


Jaqueline Kimmel
                                                             Diana Santos
                                                                                                                    





                                                                   



                                               

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sub 19 - União da equipa e entrega ao jogo

Illiabum - 50 - B.C.Lis - 41




A equipa de Sub 19 deslocou-se ao pavilhão do Illiabum para disputar mais uma jornada do torneio inter-associações.

Depois de na primeira volta terem perdido por doze pontos de diferença as nossas atletas entraram no jogo com uma atitude muito forte, disputando o jogo pelo jogo, equilibrando desde cedo o marcador.
Para este jogo foram analisados em conjunto os pontos fortes do adversário, bem como as possibilidades de explorar os pontos mais débeis. Como fruto desta análise a equipa conseguiu ser competitiva, com uma defesa forte e agressiva a todo o campo, chegando ao intervalo com uma diferença de dez pontos.

No terceiro período a equipa sofreu um  revés com a lesão da Lícinia (capitã de equipa), e acusou as dificuldades, tendo o Illiabum aproveitado para alargar a diferença pontual para dezasseis pontos no términus deste período.

Apesar de tudo, e fruto de uma união e entrega muito interessantes, a equipa partiu para um quarto período muito positivo, conseguindo reduzir a diferença no marcador, onde algum azar impediu as nossas jogadoras de irem mais longe, nomeadamente alguns lançamentos fáceis falhados, acabando a partida com o resultado de 50-41 para os donos da casa.

Ainda assim, de notar algum crescimento e melhorias em relação ao primeiro jogo com este adversário, e mais um passo muito positivo no caminho e sucesso destas atletas.


Sub 14 - Vitória da equipa mais forte, em jogo com fair-play

Sangalhos - 53 - B.C.Lis - 43

A equipa de Sub 14 defrontou o Sangalhos em mais um jogo a contar para o torneio inter-associações.

Num primeiro período com imensos erros defensivos, percas de bola e más decisões na hora de lançar ao cesto, aliado ao notório ascendente fisíco da equipa do Sangalhos, esta  superiorizou-se em todos os aspectos de jogo, chegando ao final a vencer por onze pontos de diferença.

Imprimindo mais velocidade ao jogo, mais pressionante a nível defensivo, mais roubos de bola e com melhores decisões nos lançamentos a equipa pôs em prática os conhecimentos técnico-tácticos treinados e que gradualmente vem a assimilar, conseguindo com isso aproximar-se no marcador no final do segundo período.

O terceiro e quarto período não foram tão bons, pois a equipa adversária colocou em campo as suas atletas mais possantes físicamente, vindo ao de cima sobretudo no quarto período, o cansaço que a nossa equipa (sómente oito atletas) apresentava e apesar da Inês, a nossa atleta mais alta, se bater galhardamente na luta dos ressaltos e em "contras" de lançamento, voltou a ampliar o marcador que no final registava uma diferença de dez pontos.

No cômputo geral foi um jogo agradável, de ambas as equipas que apresentaram conhecimentos técnicos e táticos, fruto do trabalho desenvolvido pelos(as) técnicos(as).
De realçar o fair-play demonstrado pelas atletas, e a menor agressividade física das atletas do Sangalhos,(a única equipa neste torneio a conseguir superiorizar-se ao B.C.Lis nos dois jogos) que no jogo da primeira volta foi causadora de lesões em algumas das nossas atletas.

1º Período - 24-13
2º Período - 27-21
3º Período - 43-36
4º Período - 53-43

sábado, 26 de março de 2011

Sub 12

Jogo treino com Cartaria.

A nossa equipa de Sub 12 realizou hoje no pavilhão do Souto da Carpalhosa um jogo treino com a Cartaria, como preparação para a última fase do torneio do Futuro.

Estes jogos servem sobretudo para a consolidação dos processos desenvolvidos nos treinos e como forma de crescimento no percurso desportivo destes atletas


quinta-feira, 24 de março de 2011

Jogos para o fim de semana

Sub 14 - Torneio inter-associações

Sábado, 26 Março, 15 horas - Pavilhão de Sangalhos DC

Sangalhos - B.C.Lis


Sub 19 - Torneio inter-associações

Domingo, 27 Março, 17 horas - Pavilhão Cap. Adriano Nor

Illiabum - B.C.Lis

domingo, 20 de março de 2011

Sub 19 - Emoção e incerteza até ao final

B.C.Lis - 52 - Cólégio de Calvão - 58




Emoção e incerteza no resultado até ao final,caracterizaram o jogo entre o B.C.Lis e o Colégio de Calvão, realizado no pavilhão do Souto da Carpalhosa, em mais uma jornada do torneio inter-associações de Sub 19.

Com um ínicio de jogo muito veloz, marcações muito apertadas às jogadoras contrárias, fruto de uma tremenda pressão defensiva,  acerto nos passes, mas com algum desacerto na hora de lançar ao cesto, a nossa equipa deu logo a entender que iria jogar "olhos nos olhos" com as adversárias, mais possantes físicamente. Em suma um bom período de jogo, apesar dos poucos pontos convertidos.

Novamente muito pressionante e com velocidade nas transições, facto que começa a ser a imagem de marca desta equipa, que realizou um segundo período muito consistente, disputando cada lance com intensidade, estando várias vezes na frente do marcador. Com bom aproveitamento nos lances de entrada para o cesto, a equipa teve nos lançamentos exteriores uma fraca percentagem, ao contrário das adversárias que com dificuldade de entrada na área restritiva optaram por lançamentos de dois e três pontos quase sempre com sucesso. Não fosse este pormenor e o B.C.L. poderia chegar ao final do segundo período em vantagem, ao contrário do empate 20-20 que se verificou.

Após o intervalo e no decorrer do terceiro período, as nossas atletas começaram a sentir o desgaste do esforço físico desenvolvido, que foi provocando algumas desatenções e percas de bola algo infantis,  vindo ao de cima a maior experiência e diferença de estatura das atletas do Colégio de Calvão, que aproveitaram para se distanciarem no marcador, chegando ao final deste período com uma diferença de nove pontos.

Com um período para tentar inverter o resultado, as nossas atletas realizaram provávelmente os dez minutos de jogo mais conseguidos neste torneio, indo buscar forças onde aparentemente parecia já não existirem, conseguindo manter viva a incerteza no marcador, que a 1:06 do final do jogo, graças a  um triplo de Diana, e um cesto convertido pela Inês com dois pontos + um de lance livre  por falta no acto desse lançamento,  registava uma diferença de sómente três pontos. De destacar também Jaqueline que se bateu com atletas mais altas na luta das tabelas ofensiva e defensiva, ganhando muitos ressaltos. No entanto e até ao final a eficácia de concretização da linha de lance livre das atletas do Colégio Calvão ditou leis e a consequente vitória.

Apesar de derrotadas as atletas do B.C.Lis, saíram de cabeça erguida e com a sensação do dever cumprido, demonstrando que são umas verdadeiras "guerreiras com alma".

Palavra aos treinadores:
Raúl Antunes técnico do B.C.Lis referiu; Quanto ao jogo a opinião é muito positiva. A atitude defensiva, a entrega, a  disponibilidade e fundamentalmente a forma como tranpusemos para o campo tudo o que fomos planeando, foi sem dúvida um motivo de grande satisfação.Considero que os nossos passos estão cada vez mais firmes no sentido de "amanhã" sermos mais fortes, mais consistentes e mais competitivos. É importante não esquecer que se trata de uma equipa em construção

Por sua vez, o técnico do Colégio Calvão disse que gostou do bom jogo proporcionado pelas duas equipas, com ritmo muito competitivo e emotivo até ao final, nem sempre bem jogado nalguns períodos, por jovens que com mais calma irão concerteza aprender a corrigir os aspectos menos bons e a melhorar cada vez mais os príncipios de jogo que já demonstram.

1º período - 8-10
2º período - 28-30 (parcial 20-20)
3º período - 38-47 (parcial 10-17)
4º período - 52-58 (parcial 14-9)





Sub 14 - Resposta positiva em vitória construída à base de velocidade

B.C.Lis - 63 - Sp.Figueirense B - 17 




Realizou-se no pavilhão do Souto da Carpalhosa, mais um jogo a contar para o torneio Inter-Associações de Sub 14, entre o B.C.Lis e o Sp. Figueirense B.

À semelhança de jogos anteriores a equipa de Sub 14 entrou mal no jogo, com muitos lançamentos falhados, e ressaltos perdidos, apesar de ter alguma vantagem de estatura em relação às adversárias, conseguindo sómente concretizar dez pontos.

O cenário mantevesse no segundo período de jogo, em que houve muita luta pela posse da bola, um jogo muito físico de parte a parte, com muito pouco desenvolvimento técnico-tático das equipas, o que originou uma fraca percentagem de lançamentos e concretização.

O intervalo fez bem às nossas atletas, que entraram no terceiro período a pressionar no campo inteiro, conseguindo com isso muitas recuperações de bola, não deixando que o Sp. Figueirense B fizesse jogadas de ataque (só permitiram a conversão de dois pontos), e imprimiram muita velocidade nas transições,o que fez com que a equipa disparasse no marcador para 42-14.

No último período houve um ligeiro abrandar na velocidade, mas mantevesse a forte pressão defensiva, que aliada à sobrecarga de faltas a várias atletas do Figueirense, permitiu ao B.C.L chegar ao fim do jogo com uma vantagem de quarenta e seis pontos.

De destacar a prestação muito positiva de todas as atletas neste jogo, que desta maneira deram uma imagem completamente diferente da apresentada na semana passada.

1º Período - 10-8
2º Período - 19-12 (parcial de 9-4)
3º Período - 42-14 (parcial de 23-2)
4º Período - 63-17 (parcial de 21-3)



terça-feira, 15 de março de 2011

Sub 12 - Convocados para seleção distrital Leiria

Sub 12
TIAGO SANTOS
ALEXANDRE GASPAR
               
                                                
 Convocados para seleção distrital de Leiria
                                                                         


       Preparação para festa do basquetebol 
 
 
 
 
 
 
   

XAVIER ALFAIATE
LÚCIA DUARTE
                                                   

Sub 14 - Convocadas para seleção distrital

 Sub 14

MARIANA SANTOS

DANIELA OLIVEIRA



   Convocadas para a seleção distrital de Leiria

     

      Estágio para festa do basquetebol juvenil

segunda-feira, 14 de março de 2011

SUB 19 - Bom jogo frente ao líder, apesar da derrota

B.C.Lis - 29 - Esgueira/Hello - 66


Depois de um interregno de quinze dias, motivado pelos trabalhos das selecções distritais em que estiveram presentes no escalão de Sub 16, atletas do B.C.Lis que pertencem às Sub 19, a nossa equipa deste escalão voltou a jogar, recebendo desta feita no pavilhão do Souto da Carpalhosa a equipa do Esgueira/Hello, líder invicto da série C deste Torneio Inter-Associações, adversário que se esperava muito forte e que na realidade veio a provar-se.

Assim e apesar das nossas atletas estarem sabedoras do poderio das adversárias, a equipa entrou em campo sem receio, imprimindo velocidade no jogo e agressividade na defesa, (aspectos que no jogo com o Olivais se revelaram pontos negativos) permitindo com isso que a equipa adversária não descolasse muito em termos de marcador e atingir números muito elevados.

Com uma segunda parte equilibrada tanto no aspecto ofensivo como defensivo a equipa acabou por realizar uma partida muito positiva, revelando uma excelente atitude competitiva, uma entreajuda muito grande e um espírito de sacríficio de assinalar nestas atletas ainda muito jovens, o que perante um adversário tão forte e com mais experiência nestas andanças, foi muito importante.

O próximo jogo será contra o Colégio de Calvão no pavilhão do Souto da Carpalhosa, sábado pelas 17:00 horas

domingo, 13 de março de 2011

Sub 14 - 1º e 2º períodos "horríveis" deitaram tudo a perder

Sporting Figueirense A - 62 - B.C.Lis - 32


Com uma primeira parte desastrada em todos os capítulos de jogo, a equipa de Sub 14, realizou hoje na Figueira da Foz contra o Sporting Figueirense A,  provávelmente a sua pior exibição de sempre. Para se ter ideia do péssimo jogo realizado na primeira parte, a nossa equipa converteu 3 pontos no primeiro período e sómente 2 pontos no segundo período.

Para esta fraca pontuação muito contribuiram as jogadas sem nexo, a  incapacidade nos lançamentos, a falta de velocidade e indecisões na hora do passe com a consequente perca de bola (27 turnovers), a má marcação às adversárias,  a falta de ideias e chama para inverter o resultado e a fraca percentagem nos ressaltos, mais parecendo que estavam "coladas" ao chão.

Com  as atletas completamente alheadas do jogo, até as que mais desiquilibram, estiveram com rendimento baixissimo. Resumindo a primeira parte deste jogo numa frase, pode dizer-se que « Estiveram a ver jogar o Figueirense».

A vinda dos balneários para a segunda parte do jogo trouxe uma equipa totalmente transfigurada, mais pressionante a defender, com melhor qualidade no passe e selecção nas jogadas de ataque, e com lançamentos mais certeiros, o que deu azo a um parcial de 10-16 a nosso favor no 3º período e 12-11 no 4º período, dando assim uma imagem mais consentânea com o seu real valor.

Este resultado não é o melhor, pois no jogo da primeira volta o B.C.Lis venceu esta equipa, que está perfeitamente ao nosso alcance.

1º periodo - 17-3
2º período - 40-5
3º período - 50-21
4º período - 62-32

O próximo jogo será contra o Sporting Figueirense B no pavilhão do Souto da Carpalhosa. Provávelmente as atletas quererão retificar o que de menos bom fizeram e com o apoio de todos chegar à vitória.
 

Ana Luísa, Mariana P., Ângela, Mariana S., Inês, Adriana, Isa
Jéssica, Ana B., Ana, Daniela, Joana


sábado, 12 de março de 2011

Convívio de Minibasquete A.B.Leiria


O B.C.Lis esteve presente no convívio de minibasquete, para atletas sub8 e sub10, organizado pela Associação de Basquetebol de Leiria, realizado no pavilhão da Carreira.

Participaram neste convívio, além do B.C.Lis, a Cartaria e o Soutocico.

Numa manhã de muita alegria os sessenta atletas presentes, puderam fazer jogos 3contra3, 4contra4 e  exercícios de critério. Houve também espaço para jogos mistos com formação aleatória de equipas e não de acordo com o seu clube.


quarta-feira, 9 de março de 2011


Foi alterado para as 11:00 horas o  jogo B.C.Lis - Esgueira Hello










Jogos para o fim de semana


Sub 14
Torneio Inter-associações
Domingo, 13 Março, 11:30 horas - Pav. Escola Joaquim Carvalho - Figueira da Foz

Sporting Figueirense A - B.C.Lis

Sub 19
Torneio Inter-associações
Domingo,13 Março, 11:00 horas - Pavilhão Souto da Carpalhosa

B.C.Lis - Esgueira/Hello

sábado, 5 de março de 2011

Telma Fernandes


Telma Fernandes antiga jogadora do B.C.Lis.

O percurso desportivo da Telma começou no escalão de Sub 14 no B.C.Lis, passando depois pelo Centro Nacional de Treino em Calvão com 15 anos, Centro de Alto Rendimento do Jamor com 16 anos, e G.D.E.S.S.A.do Barreiro com 17 anos.

Jogadora possante e com grande espírito de sacrifício,  representou a selecção nacional por 54 vezes, estando presente nas seguintes fases finais de competições:

 Sub 16 - Campeonato da Europa em Itália - 2007
 Sub 18 - Campeonato da Europa na Macedónia - 2008
 Sub 19 - Campeonato da Europa em Israel -2009
 Sub 20 - Campeonato da Europa  na Macedónia - 2010


Telma Fernandes (nº15) com a camisola da selecção Portuguesa

A nível de palmarés com a camisola da selecção, Telma Fernandes conquistou um 4º lugar na Macedónia em Sub 20.
Nas competições nacionais foi campeã nacional de Sub 19 em 2010 e conquistou um 4º lugar no campeonato de 2009.



Telma Fernandes com colegas de equipa nos tempos do B.C.Lis

Actualmente jogadora da equipa sénior do G.D.E.S.S.A do Barreiro, que participa na Liga feminina de basquetebol, Telma Fernandes envia uma mensagem de incentivo a todos os atletas e técnicos do B.C.Lis, que continuem a trabalhar, para alcançarem cada vez mais bons resultados, tanto desportivos como humanos, pois recorda com alegria os bons momentos passados com colegas e dirigentes na sua passagem pelo B.C.Lis.


Telma, com Rosinha e Luiana

Telma Fernandes e as suas colegas, Rosinha e Luiana jogadoras do G.D.E.S.S.A. e da selecção nacional desejam os maiores êxitos desportivos ao B.C.Lis.




  Clicar para ver:

  Estatísticas da Telma na selecção nacional

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sub 19 - Olivais de outra galáxia.

Olivais-70 - B.C.Lis-28



A equipa de Sub 19 deslocou-se a Coimbra para defrontar o Olivais em mais um jogo do torneio inter-associações.

Perante uma equipa com grande historial e tradição na modalidade, as nossas atletas evidenciaram grande dificuldade em lidar com a velocidade e dimensão física do Olivais, que conta nas suas fileiras com jogadoras de grande nível, habituadas a jogar na equipa sénior.

De facto a nossa equipa encontrou  pela frente um basquete diferente daquele a que está habituada, muito organizado, muito forte defensivamente e que nos causou imensas dificuldades.

Na segunda parte e principalmente no 4º período, as nossas atletas  conseguiram ser mais equilibradas e competentes nas transições e dessa forma a equipa colocou em campo alguns dos seus príncipios de jogo.

Apesar do desnível do marcador, este foi mais um passo para o caminho desta equipa, um caminho que se sabia não estar relacionado com os resultados, mas com o progresso individual e colectivo de uma formação, na sua maioria ainda Sub16, e perante o qual haverá por certo dois ou três anos de trabalho pela frente.